sexta-feira, 3 de maio de 2013

DENTES SENSÍVEIS


. O que é hipersensibilidade dentinária?

A sensibilidade dentária afeta um grande número de pessoas. É geralmente desencadeada por bebida e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente. Com o tempo, a gengiva pode retrair-se, expondo a raiz do dente. A dentina tem um grande número de poros ou tubos microscópicos (túbulos) que vão da face externa do dente até a polpa (porção do dente que contém vasos e nervos), no centro. Quando a dentina está exposta, esses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos. 

A dor é causada pelo movimento de fluido nestes túbulos que chegam até as terminações nervosas do dente. Calor, frio, ar e pressão podem causar essa rápida movimentação de fluido nos túbulos, gerando a sensação de dor.
A exposição da dentina por ocorrer devido a vários fatores. Os fatores mais comuns são: 

-Retração gengival devido à idade ou escovação inadequada; 

-Bebidas ácidas (como refrigerantes) que causam a erosão do esmalte e a exposição da dentina; 

-Bruxismo- que, na verdade, faz com que todos ou a maior parte dos dentes tornem-se sensíveis, por causar nos dentes o que chamamos de abfração; 

-Escovação com creme dental muito abrasivo, escovação incorreta e/ou escovação em um número de vezes maior do que três; 

-Gengivite, que pode causar retração gengival; 

-Dente lascado ou fraturado, com exposição da dentina; Além disso, alguns tratamentos dentários podem causar sensibilidade. Sabe-se que alguns tratamentos como o branqueamento, a profilaxia em consultório, a colocação de aparelhos ortodônticos ou restauração dentária podem causar sensibilidade durante ou depois do procedimento. 
Ignorar os dentes sensíveis, além de lhe privar de um simples sorvete, pode levar a outros problemas bucais. A dor causada pela hipersensibilidade dentinária pode fazer com que você não escove seus dentes adequadamente, aumentando o risco de cárie dentária e doenças gengivais.


Como saber se tenho hipersensibilidade dentinária?
Se você sentir uma dor aguda e de curta duração após a ingestão de alimentos e bebidas quentes ou frias, seus dentes podem estar sensíveis. Dependendo do estado emocional ou da dieta alimentar alterada em um ou dois dias, a hipersensibilidade pode agudizar, aumentando a resposta dolorosa. Mas você não é o único a sentir isso. Este é um problema que afeta um em cada quatro adultos, às vezes de forma não permanente.


Como tratar a hipersensibilidade dentinária
Em primeiro lugar, visite seu dentista para o correto diagnóstico de seu problema bucal, para um correto tratamento. A sensibilidade de um paciente com bruxismo deve ser tratada diferentemente a de um paciente que faça uso incorreto da escova dental. Assim como, há a possibilidade desta sensibilidade ser causada pela presença de cárie.
Pergunte ao dentista quais os produtos mais adequados para a prevenção e tratamento da hipersensibilidade dentinária, além de orientação quanto a correta técnica de escovação, uma vez que a força excessiva na escovação pode ocasionar a recessão gengival, deixando a raiz exposta. Usar uma escova macia ou extra-macia é imprescindível, assim como pasta dental e nunca gel dental (possuem uma sílica mais abrasiva). Orientação sobre a dieta alimentar também vai ajudar a reduzir a resposta dolorosa e auxiliar no tratamento, refrigerantes em excesso e comidas ácidas devem ser evitadas em condições de agudização da sensibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário