segunda-feira, 18 de junho de 2012

CÂNCER DE BOCA

É o câncer que afeta lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, mucosa jugal (bochechas) palato duro (céu da boca) e língua (principalmente as bordas), assoalho (região embaixo da língua). O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior.
Estimativa de novos casos: 14.170, sendo 9.990 homens e 4.180 mulheres (2012)
Número de mortes: 6.510, sendo 5.136 homens e 1.394 mulheres (2009)
Prevenção
O câncer de boca acomete mais os homens acima dos 40 anos.  Os fatores de risco mais conhecidos para este tipo de câncer;

- Tabaco : de acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 90% dos pacientes diagnosticados com câncer de boca eram tabagistas. O cigarro representa o maior risco para o desenvolvimento dessa doença, e o risco varia de acordo com o consumo. Ou seja, quanto mais frequente for o ato de fumar, maiores serão as chances de desenvolver câncer..

- Etilismo :  o consumo regular de bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolver câncer de boca. A associação entre cigarro e bebidas alcoólicas aumenta muito o risco para câncer de boca.
- Vírus HPV : Pesquisas comprovam que o vírus HPV está relacionado a alguns casos de câncer de boca.

- Radiação solar: A exposição ao sol sem proteção representa um risco para o câncer de lábios.

Além destes fatores, observa-se em pacientes com câncer de boca uma higiene bucal deficiente e uma dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais e rica em gorduras
Sintomas
Os principais sinais que devem ser observados são:
-         lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias
-         manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha)
-         nódulos (caroços) no pescoço
-         rouquidão persistente

Nos casos mais avançados observa-se:

-         Dificuldade de mastigação e de engolir
-         Dificuldade na fala
-         Sensação de que há algo preso na garganta
 Detecção precoce
Diante de alguma lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias deve-se procurar um profissional de saúde (médico ou dentista) para a realização do exame completo da boca. A visita periódica ao dentista favorece o diagnóstico precoce do câncer de boca, porque é possível identificar lesões suspeitas. Pessoas com maior risco para desenvolver câncer de boca (fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas) devem ter cuidado redobrado.
Tratamento
Se diagnosticado no início e tratado da maneira adequada, a maioria (80%) dos casos desse tipo de câncer tem cura. Geralmente, o tratamento emprega cirurgia e/ou radioterapia. Os dois métodos podem ser usados de forma isolada ou associada. As duas técnicas têm bons resultados nas lesões iniciais e a indicação vai depender da localização do tumor e das alterações funcionais que possam ser provocadas pelo tratamento. As lesões iniciais são aquelas restritas ao local de origem.
Autoexame
Não há evidências científicas de que o auto-exame seja efetivo como medida preventiva contra o câncer de boca. A população em geral  tem dificuldade em diferenciar lesões potencialmente malignas de áreas anatômicas normais. Assim, corre o risco de negligenciar as lesões potencialmente perigosas,  que pode levar ao diagnóstico tardio da doença.

Em relação à detecção precoce, é  imprescindível estar atento ao surgimento de qualquer sinal de alerta. Lesões que não cicatrizam após 15 dias devem ser investigadas por um profissional de saúde.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

DIA 14 DE JUNHO

Cada doador de sangue é um heroi: 14 de junho - Dia Mundial do doador de sangue

Seja um super heroi!Doe Sangue!

Milhões de pessoas precisam de transfusões de sangue todos os dias e você pode contribuir para salvar muitas vidas!!

No dia 14 de junho, países por todo o mundo celebram o Dia Mundial do Doador de Sangue (DMDS) com eventos de conscientização sobre a necessidade de se ter bancos de sangue seguros e completos, e para agradecer aos doadores voluntários por seu ato extremamente importante para salvar vidas.

Cada doação pode ajudar a salvar até 4 vidas!

O tema do DMDS 2012 é “Cada doador de sangue é um herói” tem o objetivo de reconhecer as milhares de pessoas que anonimamente contribuem para salvar vidas. O tema é uma chamada para que mais e mais pessoas ao redor do mundo se sensibilizem e sigam o mesmo exemplo.

No entanto, os bancos de sangue tem que se certificar que o sangue doado esteja seguro para a transfusão e por isso cada doação passa por uma bateria de testes para a detecção de AIDS, Sífilis, Doença de Chagas, Virús Humanos do Linfócito T (HTLV I/II), Hepatites B e C, além da determinação do tipo sanguíneo.

Um avantagem é que todas estas informações são repassadas ao doador, que geralmente recebe uma carteirinha com o resultado destes exames. É muito importante sempre carregar este documento consigo para rápida identificação de seu tipo sanguíneo em caso de emergência.

Para fazer a doação é necessário:

- Ter entre 18 e 65 anos de idade.
- Ter peso acima de 50 Kg.
- Sentir-se bem, com saúde.
- Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional.
 
  
Fique atento antes de fazer a doação!
Há algumas restrições
:

Fonte da imagem

- Pessoas que foram diagnosticadas com hepatite após os 10 anos de idade.
- Mulheres grávidas ou amamentando.
- Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas.
- Usuários de drogas.

- Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.
- Quem fez uma tatuagem, piercing ou acupuntura há menos de 1 ano.
- Não ter recebido transfusão de sangue há menos de 1 ano.
- Quem ingeriu bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação.
- Quem foi operado há menos de 6 meses.

O procedimento de coleta é muito seguro e rápido. São utilizados materiais descartáveis e esterilizados e o tempo entre a coleta e a triagem é em torno de 15 minutos. Além disso, a quantidade retirada – aproximadamente 450 mL – não afeta sua saúde.

Torne-se você também um herói! Não tenha medo, dirija-se ao posto de coleta mais próximo de você, doe sangue e convide vários amigos para fazer o mesmo!!
 

DIA DA GOTINHA

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa sábado




Começa no próximo sábado (16) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. A campanha será lançada hoje (13), às 11h, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

Até o dia 6 de julho, crianças com até 5 anos incompletos devem tomar a primeira dose da vacina. A novidade na campanha de 2012 será na segunda fase, quando ocorre a Campanha Nacional de Multivacinação. Em agosto, todas as crianças nessa faixa etária devem voltar aos postos levando o cartão de vacinação. O documento será avaliado para que a criança recebe as doses de qualquer vacina que estiver em atraso.

Outra novidade no combate à pólio introduzida neste ano é a vacina injetável com vírus inativado. Já usada em outros países que erradicaram a doença, a nova vacina será aplicada a partir do segundo semestre nas crianças que estiverem começando o calendário básico de vacinação. As doses devem ser aplicadas aos 2 e aos 4 meses de idade.

De acordo com a recomendação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), os países das Américas devem continuar aplicando a vacina oral com o vírus atenuado, até que ocorra a eliminação mundial da poliomielite.

Também conhecida como paralisia infantil, a doença é considerada erradicada no país desde o início dos anos 1990. O último caso registrado no Brasil foi em 1989 e no continente americano em 1991, no Peru. Em 1994, a Opas certificou a erradicação da pólio na região.

De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus da doença ainda circula em 25 países da África e do Sudeste asiático, com os últimos surtos registrados, até 2009, na Nigéria, no Congo, em Myanmar, no Niger, Camboja e na Indonésia. A poliomielite é considerada endêmica na Nigéria, Índia, no Paquistão e Afeganistão.