terça-feira, 20 de março de 2012

APNEIA DO SONO E RONCO

TRATAMENTO ASSOCIADO Á ODONTOLOGIA CONTRA APNEIA DO SONO E RONCO:


A Síndrome do Respirador Bucal é uma doença progressica, incapacitante, com alta mortalidade e morbidade vascular. O paciente sempre apresenta perda na qualidade de vida, pois dorme mal, está sempre cansado e sente dificuldade nas atividades físicas. Além disso, é comum o respirador bucal ter problemas para comer, pois precisa escolher entre mastigar o alimento e respirar. E não é apenas isso! O Respirador bucal, que possue como consequência apneia do sono e ronco correm maior risco de sofrer parada respiratória e cardíaca, infarto, derrame e AVC.
Qual seria o papel da Odontologia na correção do problema? Para o Dr. Roberto Ramos da Costa, as especialidades de Ortodontia e ?Ortopedia Funcional dos ?Maxilares e também a Odontopediatria podem fazer um diagnóstico correto e precoce para iniciar um tratamento preventivo de apneias e patologias do aparelho respiratório e alguns tipos de cefaleias. "Trata-se de um foco diferenciado na história da Odontologia, que antes concentrava seu trabalho exclusivamente no dente No século XX, o cirurgião-dentista modificou sua visão, buscando em primeiro lugar a boca. Já no século XXI, o paradigma foi atualizado para que o indivíduo fosse o ponto de partida, po início do estudo científico para a manutenção de sua saúde como um todo. Primeiramente, é o paciente, depois a boca, e por fim, o dente", explica o Dr. Roberto.
Dess novo conceito surgiu o Sistema Traier, uma folisofia que vem da Austrália, difundida pelo professor Dr. Chris Farrell, da Uiveersidae ded Sidney. Entre outras coisas, o sistema trata da correção de hábitos deletéricos, coo a respiração bucal. O tratmento é feito com uma placa de silicone, usada somente à noite. Segundo o ortodontista, muitas vezes o parelho fixo sozinho só corrige a posição dos dentes e isso a Ortodontia faz muito bem, mas tendo muitas vezes no futuro uma recidiva. " É preciso atacar a origem do problema" , ressalta.
Se for um caso de deglutição atípica ou respiração bucal que causa a má posição dos dentes, eles voltam ao lugar com o uso da placa, desde que o tratamento seja feito precocemente. " É muito mais confortável, eficaz, esteticamente mais agradável e barato que o tradicional aparelho fixo".